sexta-feira, 3 de junho de 2011

TGD - Transtorno Global do Desenvolvimento

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, caracterizam-se por um comportamento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades.


Os estudantes com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são aqueles que possuem diagnósticos de autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil, conforme classificação do Ministério da Educação (MEC/SEESP,2007).


O autismo é considerado um distúrbio comportamental.


Algumas características do autismo:



  • resiste a métodos normais de ensino;


  • risos e gargalhadas inadequadas;


  • ausência de medo de perigos reais;


  • aparente insensibilidade à dor;


  • não se aninha;


  • forma de brincar estranha e intermitente;


  • não mantêm contato visual;


  • conduta distante e retraída;


  • indica suas necessidades através de gestos;


  • age como se fosse surdo;


  • crises de choro e extrema angústia por razões não discerníveis;


  • gira objetos;


  • dificuldades em interagir com outras crianças;


  • resiste a mudança de rotina;


  • habilidades motoras fina/grossa desniveladas;


  • hiperatividade física marcante e extrema passividade;


  • ecolálico;


  • apego inadequado a objetos.

    No CEF-04 o aluno Jorge Leandro da 8ªD, ama desenhar ônibus e

conhece a história de muitas empresas pelo Brasil afora.


Jorge Leandro e um de seus desenhos.