Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, caracterizam-se por um comportamento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades.
Os estudantes com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são aqueles que possuem diagnósticos de autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil, conforme classificação do Ministério da Educação (MEC/SEESP,2007).
O autismo é considerado um distúrbio comportamental.
Algumas características do autismo:
- resiste a métodos normais de ensino;
- risos e gargalhadas inadequadas;
- ausência de medo de perigos reais;
- aparente insensibilidade à dor;
- não se aninha;
- forma de brincar estranha e intermitente;
- não mantêm contato visual;
- conduta distante e retraída;
- indica suas necessidades através de gestos;
- age como se fosse surdo;
- crises de choro e extrema angústia por razões não discerníveis;
- gira objetos;
- dificuldades em interagir com outras crianças;
- resiste a mudança de rotina;
- habilidades motoras fina/grossa desniveladas;
- hiperatividade física marcante e extrema passividade;
- ecolálico;
- apego inadequado a objetos.
No CEF-04 o aluno Jorge Leandro da 8ªD, ama desenhar ônibus e
conhece a história de muitas empresas pelo Brasil afora.
Jorge Leandro e um de seus desenhos.