Atendimento Educacional Especializado
Trabalho não se confunde com atividades de reforço
escolar
Diferentemente do que muitos pensam, o foco do trabalho não é clínico. É
pedagógico. Nas salas de recursos, um professor (auxiliado quando necessário
por cuidadores que amparam os que possuem dificuldade de locomoção, por
exemplo) prepara o aluno para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos
de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares. "Se for
necessário atendimento médico, o procedimento é o mesmo que o adotado para
qualquer um: encaminha-se para um profissional da saúde. Na sala, ele é
atendido por um professor especializado, que está lá para ensinar", diz
Rossana Ramos, especialista no tema da Universidade Federal de Pernambuco.
Os exemplos de aprendizagem são
variados. Estudantes cegos aprendem o braile para a leitura, alunos surdos
estudam o alfabeto em Libras para se beneficiar do intérprete em sala, crianças
com deficiência intelectual utilizam jogos pedagógicos que complementam a
aprendizagem, jovens com paralisia descobrem como usar uma prancheta de figuras
com ações como "beber água" e "ir ao banheiro", apontando-as
sempre que necessário. "Desenvolver essas habilidades é essencial para que
as pessoas com deficiência não se sintam excluídas e as demais as vejam com
normalidade", diz Maria Teresa Mantoan, docente da faculdade de Educação
da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das pioneiras no estudo da
inclusão no Brasil.
HORA DE CONTAR Alunos com
deficiência intelectual estudam numeração associando placas a faces do dado
Também vale lembrar que o trabalho não é
um reforço escolar, como ocorria em algumas escolas antes de a nova política
afinar o público-alvo do AEE. "Era comum ver nas antigas salas de recursos
alunos que apresentavam apenas dificuldade de aprendizado. Hoje, a lei
determina que somente quem tem deficiência, transtornos globais de
desenvolvimento ou altas habilidades seja atendido nesses ambientes",
afirma Maria Teresa. Com o foco definido, o professor volta à atenção para o
essencial: proporcionar a adaptação dos alunos para a sala comum. Cada um tem
um plano pedagógico exclusivo, com as atividades que deve desenvolver e o tempo
estimado que passará na sala.
Fonte: nova escola
Continuamos este ano de 2013 frequentando o laboratório de informática :